-------------- Image and video hosting by TinyPic

14.1.10

Exclusivo: Q & A Com Sebastian Vettel - Não vamos repetir erros de 2009!

Haverá pelo menos seis pilotos alemães no grid nesta temporada, e pelo menos três - Michael Schumacher, Nico Rosberg e Sebastian Vettel - têm uma chance real de vencer o campeonato. Enquanto Vettel foi cotado como o sucessor por nada menos que CEO da FOM, Bernie Ecclestone, existem preocupações de que a Renault não poderia se esforçar para fornecer um motor competitivo o suficiente para abastecer o seu Red Bull para a vitória. O alemão, no entanto, está confiante de o fabricante francês tenha resolvido os problemas de confiabilidade, que impediu sua campanha '09 e acredita que o título está bem dentro de seu alcance ...

Q: Sebastian, você tem sido apontado como a melhor aposta para se tornar campeão do mundo de 2010 por Bernie Ecclestone ...
Sebastian Vettel: Com certeza fico lisonjeado em ouvir essas coisas. É a minha meta ganhar o campeonato o mais rapidamente possível. É por isso que estou aqui e, como sempre, vou dar o meu melhor e lutar até o fim. É muito difícil prever qualquer coisa antes mesmo dos testes começarem, mas depois da primeira corrida no Bahrein, saberemos mais.

Q: É a sua vez de fazer acontecer. Quais você diria são os seus pontos fortes e fracos?
SV: Eu tenho uma equipe muito forte, que me apóia 100%, e nós temos realmente uma ótima atmosfera dentro da equipe. Na Renault temos um dos parceiros mais fortes, o motor a bordo. Eles também são um dos melhores em termos de consumo de combustível. Estou certo que o carro vai ser muito competitivo. Até agora, existem apenas pontos positivos, por isso vamos ver.

Q: A Red Bull foi quase perfeita na última temporada, mas há um grande ponto de interrogação pairando sobre o motor. Renault é capazes de entregar algo competitivo?
SV: É verdade que tivemos alguns problemas de motor durante a temporada passada e não há maneira de contornar isso. Mas eu sei que a Renault olhou para eles, e no final da temporada não tivemos quaisquer problemas maior. Por favor, não esqueça que, apesar de todo mundo prever que precisaríamos usar o motor adicional, e receber uma punição, não o fizemos. Assim, enquanto não havia ninguém em pior situação, nós não perdemos terreno por causa dela e poderia continuar a lutar pelo campeonato. Temos todos trabalharando duro durante o inverno, não apenas na Renault e Viry, analisado o que correu mal durante a temporada, para que não aconteça novamente.

Q: Na Temporada passada, você foi o único piloto de ponta alemão. Com a volta de Michael Schumacher a Mercedes, onde você acha que vai terminarr este ano?
SV: Bem, claro que gostaria de ser o número um, mas é muito mais do que isso. A temporada é muito longa e você precisa trabalhar duro para alcançar seus próprios objetivos. Eu quero ganhar o campeonato do mundo, o que também significa que eu seria o principal piloto alemão. Mas eu não estou interessado em ser o melhor dos alemães, eu quero ser o melhor de todos. 2009 foi um ano bom para mim, e agora estou trabalhando muito para fazer esta nova temporada ainda melhor.

Q: Qual foi seu primeiro pensamento quando foi divulgada a notícia de que Schumacher poderia retornar?
SV: Eu fiquei surpreso como todos nós estávamos eu acho. Acho que foi uma decisão corajosa para Michael e empolgante para o esporte. Mas no fim isso não muda o meu desafio para a temporada, exceto que não existe outro concorrente forte lá fora. Mas existem outros pilotos que serão muito forte também.

Q: Olhando para o grid de 2010 você e seu companheiro de equipe Mark Webber terão pela frente duplas de pilotos inimigas como Fernando Alonso e Felipe Massa na Ferrari, Lewis Hamilton e Jenson Button na McLaren, e Schumacher, Nico Rosberg na Mercedes. Qual destas duplas você acha que será o mais difícil de vencer?
SV: No circuito todo mundo é seu "inimigo", não importa quem é. No final, você tem que vencer todas elas.

Q: Há um novo sistema de pontos em vigor em 2010. Como vice campeão do ano passado, o que você faz dessa inovação?
SV: Isto vai fazer várias coisas. Esta recompensa a parte intermediaria do grid, já que há mais equipas. Vai também forçar os pilotos para a corrida, mesmo quando estiverem com problemas, porque agora há pontos disponíveis por todo o caminho até o 10 º lugar. Mas, tanto quanto julgo saber, não teria mudado o resultado dos dois últimos campeonatos. Em qualquer caso, vencer e marcar pontos regularmente é a melhor maneira de lutar pela taça.

Q: Nós veremos quatro novas equipes começar do zero este ano. Red Bull se juntou ao grid depois de assumir a Jaguar, mas ainda demorou anos para esta na parte da frente. O que você acha que as quatros novas equipas pode alcançar?
SV: Você está certo, é um enorme desafio para uma equipe começar do zero na F1. Será uma verdadeira conquista se eles conseguirem levar seus carros para a primeira corrida, e ainda melhor se eles conseguem terminar a corrida. Realisticamente, levará tempo para se tornarem competitivas corretamente. Mas isso não significa que qualquer equipe existente pode relaxar. Pode haver algumas surpresas. Vamos ver.

Q: Foi revelado que a Red Bull não irá participar do primeiro teste oficial da pré-temporada em Valência. Você está preocupado em perder tempo de pista ?
SV: Claro que é decepcionante. Mas vamos ter 12 dias de testes com o novo carro, que é bastante tempo. É muito melhor gastar tempo no túnel de vento e no design do novo carro, por isso estou perfeitamente feliz com isso.

Fonte: Formula1.com Tradução: The Icegirls

Nenhum comentário: