-------------- Image and video hosting by TinyPic

10.2.10

Q & A com Seb

Como foi não correr nos três primeiros dias de testes?

Sebastian Vettel: Os dois primeiros dias, foram ruins, Tem sido um longo inverno, um tempo sem dirigir, por isso não é bom ter de esperar mais dois dias, mas no final é bom estar aqui, para ouvir os carros, para vê-los correr de novo - com certeza eu iria amar pilotar hoje.

P. Qual a desvantagem por perder o primeiro teste em Valência?

SV: Nós nos comprometemos muito cedo que não iríamos correr em Valência. Nós sabíamos muito cedo por isso não foi uma semana antes que nós tivemos que cancelar. Claro que não é uma vantagem, mas eu não acho que é uma desvantagem, por isso vamos ver.
Temos que utilizar esses dias, tanto quanto pudermos. O tempo não parece muito promissor para os próximos dias.

P. O que você acha do seu carro?

SV: Eu acho que é maravilhoso! Os carros parecem completamente diferentes em relação ao ano passado, eu acho que são mais de uma evolução do carro do ano passado. Parece muito interessante e muito agradável, especialmente sob a capa também. Vamos ver, as coisas mais importantes são que ele é rápido e confiável, é isso que vamos descobrir ao longo dos próximos dois dias.

Pergunta: Você está preocupado com o clima aqui [Jerez]?

SV: O que podemos fazer sobre isso? Nada. Então, nós estamos interessados? Claro que seria bom ter quatro dias de funcionamento a seco. Eu vi apenas algumas gotas de fora, isso não ajuda, mas temos pneus de chuva, bem como para que possamos correr no molhado. Funcionamento a seco seria mais agradável, mas não é algo que podemos mudar.

P. Quais são suas expectativas para o ano?

SV: É sempre difícil no começo da temporada, especialmente no início do teste. Primeiro de tudo você precisa fazer o seu trabalho de carro e depois você ver onde você está. Depois, definir as suas expectativas. Por certo, só há um alvo, melhor do que no ano passado?

Pergunta: Depois de seu desempenho no ano passado em muitos aspectos, você é visto como o favorito do campeonato. Será que de alguma forma mudar sua abordagem?

SV: Eu realmente não me importo. Foi antes de tudo um longo inverno, agora nós vamos começar de novo. O mais importante agora é que o carro está funcionando, podemos melhorar a confiabilidade, a velocidade - é o que nós estamos tentando descobrir. Sendo favorito ou não, eu defini o meu objetivo, sei o que eu quero conseguir este ano.

P. Quais são os seus pensamentos em fazer uma corrida inteira com um tanque de combustível?

SV: Eu não sei ainda. Será uma experiência nova. Será muito difícil no início da corrida com um carro muito pesado, principalmente no início, quando os circuitos são muito sujos e escorregadios. O fato de que você está correndo com muito de peso, não ajuda, vamos ver como ele se sente no próximo par de dias. Estou ansioso por isso, é uma experiência nova.

Pitstops serão curtos, a questão é quanto você precisa de pneus - não é 100 por cento fixado pelo regulamento ainda. Também vamos ver quantos pneus que precisamos. É um novo desafio, estes dias são importantes, como de costume, para descobrir como o carro está funcionando e com a nova regulamentação, o combustível elevado e assim por diante.

Pergunta: É uma vantagem para os pilotos mais experientes, que já fizeram isso?

SV: Eu não sei se isso é uma vantagem ou não, eu não posso te dizer agora, não tivemos ainda funcionando com a mesma quantidade de combustível. Eu não sei se é fácil adaptar ou difícil. Pelo que eu tenho dito, não é demasiado mal para ir muito depressa.

Houve pilotos na Fórmula 1, um par de anos atrás quando fomos para os slicks, que já tinham corrido com slicks na F1 e no final não era que uma grande vantagem, foram usados para ele . Agora é algo diferente, vamos ver. Eu não espero nenhuma grande vantagem para um piloto experiente, em comparação com um jovem piloto.

Pergunta: Quem você acha que vai lutar pelo campeonato este ano?

SV: Primeiro de tudo temos de descobrir como os carros são bons. Então você tem muitos bons pilotos na Fórmula 1, não apenas um ou dois, por isso vamos descobrir quem está lutando, ou quem está caindo na posição de lutar pelo campeonato, e vamos ver.

Obviamente, eu espero que nós estejamos tão fortes como estávamos no ano passado, ou ainda mais. Então você tem equipes, McLaren, Ferrari, que já está muito competitivas, e a Mercedes, com Michael. Vai ser uma temporada interessante .

Pergunta: Será que esta temporada será mais difícil do que a do ano passado?

SV: Todo ano é difícil. Nunca é fácil. Às vezes pode parecer fácil, ou, no final, você poderia dizer isso era fácil, mas você sempre tem que lutar para ganhar um Grande Prêmio e para ser coerente durante toda a temporada, então eu não acho que é mais fácil ou mais difícil.

Pergunta: Você mencionou consistência. Na primeira parte do ano passado houve algumas corridas onde você poderia ter marcado pontos, mas não o fez. É algo que você vai se concentrar no este ano, a pontuação quando as coisas não estão indo bem?

SV: Olhando para trás, no ano passado algumas corridas que você mencionou, apenas não era pra ser, coisas aconteceram, algumas vezes dão errado, às vezes as coisas estão fora de nossas mãos. Consistência é a chave, agora com o novo sistema de pontos, você começa a pontuar na 10 ª posição. É importante terminar as corridas e recolher os pontos, mas sempre foi. Mesmo se você não estiver em condições de vencer você deve atingir o seu máximo, mesmo que o terceiro, quarto ou o que quer, e recolher os pontos. Agora temos mais duas corridas por isso é ainda mais importante?

Pergunta: Como você se sente, sendo um candidato ao título?

SV: Feliz. Mas como eu disse antes, eu defini meus próprios objetivos. Tudo o que você pode escrever ou dizer, não importa realmente. Eu quero ganhar o campeonato do mundo, eu sei onde nós queremos estarrcomo uma equipe. Se nós somos os favoritos, tudo bem. Se não, tudo bem também.

P. Quais são seus pensamentos sobre o desempenho do motor Renault?

SV: Vamos tentar fazer o nosso melhor. Tivemos alguns problemas com a confiabilidade do ano passado, que não foi fácil - especialmente para mim. Mas eu acho que temos que resolver. Você pode ver que no final do ano, sim, estávamos limitados a quilometragem e que era um compromisso, mas conseguimos passar a temporada sem uma penalização. Isso foi uma coisa muito boa e temos visto desde então que a segurança não era um problema mais. Eu não espero que um problema nesse ponto.
Em termos de performance, acho que às vezes parecia pior do que era, por isso vamos ver. Estamos confiantes, não temos nenhuma razão para temer uma fraqueza do motor.

Fonte: Auto Sport – Tradução Leila – S Vettel Brasil Team

Nenhum comentário: