Vettel só soube de título mundial após Alonso terminar a prova
O alemão Sebastian Vettel não sabia que estava prestes a sagrar-se campeão mundial de Fórmula 1 quando iniciou a última volta do Grande Prêmio de Abu Dhabi, neste domingo. Isto porque a Red Bull manteve em segredo a posição dos rivais do piloto na briga pelo título, para que ele se concentrasse na corrida.
"Para ser sincero, não sabia de nada, só podia imaginar. Nas últimas dez voltas, meu engenheiro Rocky (Guillaume Rocquelin) ficava me dando conselhos para eu continuar com calma, vencer a corrida, e eu ficava pensando 'por que ele está tão nervoso'", contou Vettel.
A informação que o título havia ficado em suas mãos só veio para Vettel quando a equipe o parabenizou pelo rádio, depois que o espanhol Fernando Alonso já havia cruzado a linha de chegada na sétima colocação.
"Pensei que estivéssemos em uma posição boa e meu engenheiro disse 'estamos bem'. Não sabia o que isso significava. Mantive minha concentração e, de repente, eles começaram a gritar pelo rádio que eu havia conquistado o Campeonato Mundial", explicou o jovem piloto.
"Estou meio sem palavras para ser honesto. Não sei o que deve ser dito em um momento como esse. É inacreditável", comemorou.
Fonte: Site Terra
Chefe da Red Bull cutuca Ferrari: 'Vencemos na pista, como tem que ser'
O título de Sebastian Vettel, conquistado neste domingo em Abu Dhabi, não foi comemorado apenas pela Red Bull. Para muitos torcedores da Fórmula 1, a vitória do alemão e da escuderia austríaca foi também uma resposta à Ferrari, que usou de jogo de equipe no GP da Alemanha, privilegiando Fernando Alonso em detrimento de Felipe Massa.
O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, também aproveitou o momento de glória da equipe e de seu piloto para cutucar a maior rival.
“Nossos pilotos foram esportistas fantásticos neste ano. Vencemos de uma maneira esportiva, na pista, e foi um ano tremendo para a Fórmula 1. Fizemos do jeito certo, vencemos na pista, como tem que ser”, afirmou Horner.
“O fato de termos feito sem ordem de equipe e de o melhor piloto ter vencido... é exatamente do modo que deveria ser”, concluiu o chefe de equipe da Red Bull, que também conquistou o título de construtores.
Fonte: ESPN Brasil
Campeão Vettel ficou "sem fala"
O alemão Sebastian Vettel disse hoje ter ficado “sem fala” quando os engenheiros da Red Bull lhe comunicaram por rádio que tinha acabado de conquistar o título de campeão mundial de fórmula 1, no circuito de Abu Dhabi.
“Fiquei sem fala. Foi uma época incrível para mim, física e mentalmente. Sempre acreditei no carro e em mim mesmo. Hoje tentei não pensar em nada, concentrando-me apenas na prova”, referiu Vettel, que se tornou no mais jovem campeão mundial da categoria.
Vettel, que deu o primeiro título à Red Bull - campeã do mundo de construtores -, terminou com 256 pontos, mais quatro do que Alonso, depois de ter arrancado para a última prova da época na terceira posição, atrás de Alonso e do seu companheiro de equipa, o australiano Mark Webber.
O piloto alemão da Red Bull referiu ainda nunca tinha liderado o Mundial, mas que o fez “no único dia em que foi realmente importante: hoje”.
Aos 23 anos, quatro meses e 11 dias, Vettel tornou-se o mais jovem campeão do Mundo da história da Fórmula 1, suplantando o britânico Lewis Hamilton, campeão em 2008, com 23 anos, 10 meses e 26 dias.
Em Abu Dhabi, o germânico partiu da ‘pole position’ e dominou praticamente toda a corrida, com uma estratégia de paragem nas boxes que se mostrou a mais acertada, cumprindo as 55 voltas 1:39.36,837 horas, à média de 183 km/hora, para somar a sua décima vitória na temporada.
Fonte: Auto Portal
Monza. A palavra escrita na lateral da balaclava do campeão da F-1 não é à toa.
No meio do ano, seu engenheiro, Guillaume Rocquelin, perguntou qual palavra lhe fazia feliz e sentir-se bem. Alguns dias depois, Sebastian Vettel respondeu: "Monza. Foi lá que tudo começou".
E foi mesmo. Foi no circuito italiano, em 2008, que o alemão se tornou o mais jovem piloto a vencer uma etapa do Mundial de F-1, debaixo de um temporal e pilotando um carro da Toro Rosso.
Apenas mais um dos recordes de precocidade conquistado por Vettel desde sua estreia na categoria. Em 2006, ele se tornou o mais jovem piloto a participar de um treino, no GP da Turquia. Em 2007, o mais jovem piloto a marcar pontos e a liderar uma prova. E, no ano seguinte, o mais jovem a conquistar uma pole. Em Monza.
"Tenho tanta gente para agradecer que estou certo de que vou esquecer alguém", disse Vettel ontem, antes de festejar o título com os pais, Nobert e Heike, e os irmãos Stefanie, Melanie e Fabian, além de membros da equipe.
Apelidado no início da carreira de "Baby Schumi", em referência a Michael Schumacher, Vettel juntou-se a ele como os dois únicos alemães a terem conquistado o Mundial de F-1 --por coincidência, foi na mesma pista de kart de Kerpen que o piloto da Red Bull começou a correr, aos oito anos.
"Estar na mesma lista que o [Ayrton] Senna e o Michael é inacreditável", disse Vettel, que subiu ao pódio em Abu Dhabi ao lado dos últimos dois campeões: Jenson Button e Lewis Hamilton.
Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário