Fonte: Tazio
Sebastian Vettel foi o único dos pilotos a ter feito uma corrida estável, sem grandes riscos. O alemão liderou do início ao fim para vencer pela segunda vez na temporada.
A largada contou com a ousadia dos dois pilotos da Renault. Nick Heidfeld encontrou uma brecha na briga com as Ferraris e pulou de 6º para 2º. Vitaly Petrov foi de 8º para 5º.
Apesar das oscilações durante a prova, Heidfeld conseguiu passar Lewis Hamilton a quatro voltas do fim e ficou com a última vaga no pódio. Hamilton parou quatro vezes para troca de pneus e fez apenas a primeira perna com compostos macios, o que fez com que ele ficasse mais lento que os demais em boa parte da prova. O piloto da McLaren terminou em sétimo após largar em segundo.
Na ponta, Mark Webber começou mal. Fez a pior largada, caindo de 3º para 10º, e o pior início de prova dentre os primeiros colocados. Conseguiu se recuperar e cruzou a linha de chegada em quarto.
Assim como no classificatório, o grande temor das equipes não se concretizou: o GP da Malásia aconteceu com pista seca. No máximo, uma chuva fraca que durou poucas voltas.
Logo no início, o pneu de Rubens Barrichello furou após um toque e o brasileiro acabou tomando uma volta. Com problema hidráulico, ele abandonou a corrida na volta 23. Em entrevista à TV Globo, ainda durante a corrida, Rubinho se mostrou desapontado: "Esperávamos um começo de ano diferente, mais forte. Temos potencial para descobrir neste carro, ele é melhor que o carro do ano passado, mas nossas duas provas foram horríveis. Tivemos falta de velocidade na reta, aqui. E o carro ainda não é durável o suficiente. Andando em 15º, acontece um toque aqui, outro ali".
Antes disso, o companheiro de Rubinho na Williams, Pastor Maldonado, havia sido o primeiro a abandonar a corrida.
O outro brasileiro titular, Felipe Massa, terminou melhor (5º) do que largou (7º). Na primeira parada, a Ferrari teve problemas na troca do pneu dianteiro esquerdo e o tempo total de pitstop foi de quase 30s, o que fez com que o piloto perdesse posições. Massa vinha para fechar a corrida em 4º quando Mark Webber o ultrapassou na volta 50.
A corrida de Sepang manteve a tradição atual da Fórmula 1 de muitas ultrapassagens nos boxes. No entanto, as brigas na pista finalmente voltaram a chamar a atenção.
Uma das grandes atrações do GP foi a disputa entre Kamui Kobayashi e Michael Schumacher no pelotão do meio. O piloto japonês se defendeu como pôde e terminou na frente, em 8º, com Schumacher em 9º.
Mais tarde, na volta 45, a briga entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton pela 3ª posição também rendeu. O espanhol começou o ataque na reta dos boxes e a disputa seguiu por algumas curvas. Recomeçou na volta seguinte e Alonso jogou o carro para cima de Hamilton a ponto de seu aerofólio dianteiro tocar o pneu do piloto da McLaren, fazendo com que o ferrarista tivesse que ir para os boxes novamente. Ele terminou no 6º lugar.
Mark Webber foi o piloto a praticamente abrir as três rodadas-chave de pitstops, nas voltas 11, 24 e 33. Ele, Alonso, Hamilton e Liuzzi foram os únicos a parar quatro vezes.
Dos 26 pilotos que largaram, apenas 16 terminaram a prova. Petrov, Liuzzi, D'Ambrosio, Trulli, Perez, Barrichello, Karthikeyan e Maldonado abandonaram. Paul di Resta, da Force India, terminou mais uma vez na zona de pontuação, em 10º.
GP da Malásia - Resultado da prova:
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 3s2
3°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 25s0
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 26s3
5°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s9
6°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 37s2
7°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 49s9
8°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min06s4
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min24s8
10°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min31s5
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
12°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
13°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
15°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 1 volta
16°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), Abandonou
18°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), Abandonou
19°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), Abandonou
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), Abandonou
21°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), Abandonou
22°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Abandonou
23°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) Abandonou
24°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), Abandonou
Sebastian Vettel foi o único dos pilotos a ter feito uma corrida estável, sem grandes riscos. O alemão liderou do início ao fim para vencer pela segunda vez na temporada.
A largada contou com a ousadia dos dois pilotos da Renault. Nick Heidfeld encontrou uma brecha na briga com as Ferraris e pulou de 6º para 2º. Vitaly Petrov foi de 8º para 5º.
Apesar das oscilações durante a prova, Heidfeld conseguiu passar Lewis Hamilton a quatro voltas do fim e ficou com a última vaga no pódio. Hamilton parou quatro vezes para troca de pneus e fez apenas a primeira perna com compostos macios, o que fez com que ele ficasse mais lento que os demais em boa parte da prova. O piloto da McLaren terminou em sétimo após largar em segundo.
Na ponta, Mark Webber começou mal. Fez a pior largada, caindo de 3º para 10º, e o pior início de prova dentre os primeiros colocados. Conseguiu se recuperar e cruzou a linha de chegada em quarto.
Assim como no classificatório, o grande temor das equipes não se concretizou: o GP da Malásia aconteceu com pista seca. No máximo, uma chuva fraca que durou poucas voltas.
Logo no início, o pneu de Rubens Barrichello furou após um toque e o brasileiro acabou tomando uma volta. Com problema hidráulico, ele abandonou a corrida na volta 23. Em entrevista à TV Globo, ainda durante a corrida, Rubinho se mostrou desapontado: "Esperávamos um começo de ano diferente, mais forte. Temos potencial para descobrir neste carro, ele é melhor que o carro do ano passado, mas nossas duas provas foram horríveis. Tivemos falta de velocidade na reta, aqui. E o carro ainda não é durável o suficiente. Andando em 15º, acontece um toque aqui, outro ali".
Antes disso, o companheiro de Rubinho na Williams, Pastor Maldonado, havia sido o primeiro a abandonar a corrida.
O outro brasileiro titular, Felipe Massa, terminou melhor (5º) do que largou (7º). Na primeira parada, a Ferrari teve problemas na troca do pneu dianteiro esquerdo e o tempo total de pitstop foi de quase 30s, o que fez com que o piloto perdesse posições. Massa vinha para fechar a corrida em 4º quando Mark Webber o ultrapassou na volta 50.
A corrida de Sepang manteve a tradição atual da Fórmula 1 de muitas ultrapassagens nos boxes. No entanto, as brigas na pista finalmente voltaram a chamar a atenção.
Uma das grandes atrações do GP foi a disputa entre Kamui Kobayashi e Michael Schumacher no pelotão do meio. O piloto japonês se defendeu como pôde e terminou na frente, em 8º, com Schumacher em 9º.
Mais tarde, na volta 45, a briga entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton pela 3ª posição também rendeu. O espanhol começou o ataque na reta dos boxes e a disputa seguiu por algumas curvas. Recomeçou na volta seguinte e Alonso jogou o carro para cima de Hamilton a ponto de seu aerofólio dianteiro tocar o pneu do piloto da McLaren, fazendo com que o ferrarista tivesse que ir para os boxes novamente. Ele terminou no 6º lugar.
Mark Webber foi o piloto a praticamente abrir as três rodadas-chave de pitstops, nas voltas 11, 24 e 33. Ele, Alonso, Hamilton e Liuzzi foram os únicos a parar quatro vezes.
Dos 26 pilotos que largaram, apenas 16 terminaram a prova. Petrov, Liuzzi, D'Ambrosio, Trulli, Perez, Barrichello, Karthikeyan e Maldonado abandonaram. Paul di Resta, da Force India, terminou mais uma vez na zona de pontuação, em 10º.
GP da Malásia - Resultado da prova:
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 3s2
3°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 25s0
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 26s3
5°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s9
6°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 37s2
7°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 49s9
8°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min06s4
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min24s8
10°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min31s5
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
12°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
13°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
15°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 1 volta
16°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), Abandonou
18°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), Abandonou
19°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), Abandonou
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), Abandonou
21°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), Abandonou
22°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Abandonou
23°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) Abandonou
24°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), Abandonou
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