-------------- Image and video hosting by TinyPic

23.4.11

Adrian Newey: "Suspeição em torno da asa dianteira da Red Bull é aborrecida"

Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull Racing, admite que as constantes suspeitas em torno da flexibilidade da asa dianteira dos seus monolugares são "um pouco aborrecidas" e refere que esse tema não passa da tentativa de uma equipa para forçar a mudança dos regulamentos relativos à asa dianteira. Embora não tenha referido o nome dessa equipa, é possível que Newey se estivesse a referir à McLaren, formação que tem abordado o tema de forma mais frequente.

"Para ser sincero, é um pouco aborrecido. Tivemos uma época de gente a queixar-se da nossa asa dianteira. Os testes da FIA ficaram mais rigorosos, examinaram a asa dianteira em detalhe... quero dizer, francamente, penso que é um esforço de uma equipa em particular para tentar alterar os regulamentos porque estes são muito claros em termos daquilo que se pode ou não fazer com a asa da frente", referiu Newey à revista da Red Bull, The Red Bulletin.

"O resto tem a ver com a forma como se faz correr o carro. Escolhemos correr com o carro com bastante inclinação; isso quer dizer alto na traseira e baixo na frente. A McLaren, por exemplo, escolheu a via oposta. Eles correm com o carro muito pouco inclinados. Uma vez que se corre com a traseira muito baixa, a asa da frente está automaticamente alta", acrescentou.

A McLaren foi, também, tema da entrevista no que diz respeito à competitividade desta temporada. Tendo começado a época ligeiramente atrás, a McLaren já conseguiu quebrar a hegemonia da Red Bull e de Sebastian Vettel no Mundial deste ano. Para Newey, é uma emoção mista tendo em conta que a formação de Woking copiou o conceito do perfil extrator da Red Bull: "É aborrecido mas ao mesmo tempo lisonjeador. Eles deram um grande passo em frente com isso e parece que funcionou bastante bem com eles. É a natureza da Fórmula 1. Temos de manter o desenvolvimento e tentar novas ideias que nos permitam manter-nos à frente", explicou.

Fonte: Auto Sport [Portugal]

Nenhum comentário: